COLÔNIA PIEDADE


          Em 1847 foi fundada na Armação da Piedade – localizada no continente da Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – uma Colônia Alemã formada por, aproximadamente, 150 imigrantes chegados durante os meses de janeiro a março daquele ano. Todos professavam a religião católica.
          
          Sem regulamento especial, a Colônia Piedade era dirigida pelos comandantes da fortaleza de Santa Cruz localizada na Ilha de Anhatomirim. As terras eram íngremes, destituídas de fertilidade e, portanto, impróprias para a agricultura. Por isso, os imigrantes foram se retirando. Dos 150 imigrantes com os quais a Colônia fora fundada havia, um ano após, apenas 120; em 1849, 114; em 1850, 105 e em 1854 somente 54. Em 1856 o censo demográfico apurou 41 habitantes para a Colônia. Finalmente, também os mais esperançosos se deixaram vencer migrando para as regiões vizinhas, especialmente para Biguaçu. Extinguiu-se, assim, a Colônia Piedade.

 

IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL

Se você necessitar de auxílio sobre qualquer assunto referente a IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL acesse nosso FÓRUM DE DISCUSSÃO no seguinte link:

http://br.groups.yahoo.com/group/imigracaoalema/?yguid=188086789


Ele destina-se a fazer constar comentários, sugestões, indicações bibliográficas/arquivais, informar sobre lançamento de livros e/ou pedidos de ajuda sobre a história da IMIGRAÇÃO ALEMÃ PARA O BRASIL. Portanto, deixe lá, registrados, seus comentários, seus "achados", suas dúvidas sobre a história da IMIGRAÇÃO ALEMÃ, incluindo aspectos genealógicos de seu ramo familiar e, quem sabe, você poderá auxiliar alguém além de poder ser ajudado. A colaboração mútua é, sobremaneira, importante para os historiadores/pesquisadores/genealogistas. Essa pode ser uma boa oportunidade de incrementar informações visando o desenvolvimento de pesquisas históricas/genealógicas de seu interesse. Participe!!!

Cadastre-se na seguinte conta de e-mail:
imigracaoalema-subscribe@yahoogrupos.com.br

 

Envie para um amigo!

© Copyright Toni Vidal Jochem, 2004. Todos os direitos reservados.
toni@tonijochem.com.br